Edward Hooper nasceu em 22 de julho de 1882, em Nyack, Nova York, onde estudou ilustração numa escola de arte comercial de 1899 a 1900. Por volta de 1901 passou para a pintura, freqüentando a New York School of Art até 1906, sob a orientação de Robert Henri.
Hooper fez três viagens à Europa, entre 1906 e 1910, mas não foi afetado pelo cubismo francês ou espanhol. O que influenciou Hooper foram os grandes pintores realistas europeus, Diego Velázquez, Francisco de Goya, Honoré Daumier e Edouard Manet, trabalhos esses que lhe foram apresentados inicialmente pelos seus professores em New York.
Suas primeiras pinturas, como Le Pavillon de Flore (1909, Whitney Museum of American Art, Nova York), foram executadas no estilo realista, e exibiam algumas das características básicas, que ele conservaria ao longo de sua carreira: estilo composto em formas geométricas simples e amplas, conjunto de cores sem relevo, e o uso de cenários com elementos arquitetônicos em expressivos elementos verticais, horizontais e diagonais.
Embora um dos quadros de Hooper tenha sido exibido no famoso Armory Show de 1913, em Nova York, seu trabalho despertava pouco interesse, e ele foi obrigado a trabalhar principalmente como ilustrador comercial durante a década seguinte. Em 1925 pintou House by the Railroad (Museum of Modern Art, Nova York), um marco na Arte Americana, e o advento da maturidade do seu estilo. A ênfase em contornos e ângulos ásperos e o rígido uso de luz e sombra eram comuns em suas obras anteriores, mas o tom - que era o tema principal da pintura - era novo: indicava uma atmosfera de isolamento universal e, por pouco, uma soturna solidão.
Hopper manteve o seu estilo, que refinou e aprimorou pelo resto da vida, mas nunca abandonou seus princípios básicos. A maior parte de suas telas retrata cenas em Nova York ou Nova Inglaterra, tanto rurais quanto urbanas, todas com um cunho despojado, desataviado - ruas desertas, teatros meio vazios, postos de gazolina, linhas férreas, casas de cômodos. Um de seus trabalhos mais conhecidos, Nightawks (1942, Art Institute, de Chicago) retrata um café-24-horas, com uns poucos fregueses taciturnos, iluminados pelo clarão impiedoso de uma luz elétrica.
Embora o trabalho de Hooper se situe fora da corrente principal da abstração em moda no meio do século 20, seu estilo esquemático e simplificado foi uma das influências nas futuras apresentações e na Pop Art.
Morreu em maio de 1967, em Nova York.
Hooper fez três viagens à Europa, entre 1906 e 1910, mas não foi afetado pelo cubismo francês ou espanhol. O que influenciou Hooper foram os grandes pintores realistas europeus, Diego Velázquez, Francisco de Goya, Honoré Daumier e Edouard Manet, trabalhos esses que lhe foram apresentados inicialmente pelos seus professores em New York.
Suas primeiras pinturas, como Le Pavillon de Flore (1909, Whitney Museum of American Art, Nova York), foram executadas no estilo realista, e exibiam algumas das características básicas, que ele conservaria ao longo de sua carreira: estilo composto em formas geométricas simples e amplas, conjunto de cores sem relevo, e o uso de cenários com elementos arquitetônicos em expressivos elementos verticais, horizontais e diagonais.
Embora um dos quadros de Hooper tenha sido exibido no famoso Armory Show de 1913, em Nova York, seu trabalho despertava pouco interesse, e ele foi obrigado a trabalhar principalmente como ilustrador comercial durante a década seguinte. Em 1925 pintou House by the Railroad (Museum of Modern Art, Nova York), um marco na Arte Americana, e o advento da maturidade do seu estilo. A ênfase em contornos e ângulos ásperos e o rígido uso de luz e sombra eram comuns em suas obras anteriores, mas o tom - que era o tema principal da pintura - era novo: indicava uma atmosfera de isolamento universal e, por pouco, uma soturna solidão.
Hopper manteve o seu estilo, que refinou e aprimorou pelo resto da vida, mas nunca abandonou seus princípios básicos. A maior parte de suas telas retrata cenas em Nova York ou Nova Inglaterra, tanto rurais quanto urbanas, todas com um cunho despojado, desataviado - ruas desertas, teatros meio vazios, postos de gazolina, linhas férreas, casas de cômodos. Um de seus trabalhos mais conhecidos, Nightawks (1942, Art Institute, de Chicago) retrata um café-24-horas, com uns poucos fregueses taciturnos, iluminados pelo clarão impiedoso de uma luz elétrica.
Embora o trabalho de Hooper se situe fora da corrente principal da abstração em moda no meio do século 20, seu estilo esquemático e simplificado foi uma das influências nas futuras apresentações e na Pop Art.
Morreu em maio de 1967, em Nova York.
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