O Conto do Vigário Origem
PUBLICADO EM: CURIOSIDADES
Existem algumas versões para o termo “O Conto do Vigário”, porém a versão que caiu no conto popular se trata de um episódio envolvendo dois Vigários na cidade de Ouro Preto no Século XVIII.
Tudo se deu início á partir da disputa entre o vigário da paróquia de Pilar e da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição pela imagem de Nossa Senhora. Nesta disputa um dos vigários sugeriu uma espécie de sorteio para ver quem ficaria com a imagem. Foi proposto pelo vigário que amarrassem a santa em um burro que estava solto ali na rua, o animal seria solto entre as duas igrejas e a Paróquia para a qual o burro tomasse a direção ficaria com a imagem. O burro foi para a Paróquia de Pilar, que acabou ganhando a ”aposta” e ficando com a imagem.
Algum tempo depois ficou se sabendo que o tal burro que estava solto ali na rua pertencia ao Vigário da Paróquia de Pilar, que foi a qual o burro se direcionou. Nesse episódio o vigário da Paróquia de Pilar acabou logrando o outro vigário que simplesmente foi passado pra trás. Daí então o termo Cair no Conto do Vigário
Nenhum comentário:
Postar um comentário