segunda-feira, 15 de julho de 2013
Rembrandt
(Rembrandt Harmenszoon van Rijn, Leiden, Holanda, 1606 - Amsterdão, 1669) foi um pintor holandês. Nascido em uma família rica de moleiros, Rembrandt van Rijn recebeu uma boa educação e passou a fazer parte da Universidade de Leiden, onde estudou um curso, uma vez que foi, então, decidiu dedicar-se à pintura. Dos dois professores que tive, um em Leiden e uma em Amsterdam, foi a segunda que mais influenciou o artista eo mandou italianizadas tendências em voga. Na verdade, suas primeiras criações (como o apedrejamento de Santo Estêvão ) mostram uma clara influência do estilo de Pieter Lastman.
Detalhe de um auto-retrato de Rembrandt (1640)
Em 1625, considerando-se já formado, oficina de Leiden aberto com Jan Lievens (que mais tarde seguiu um caminho muito diferente), e logo ter uma grande clientela. Durante os anos de Leiden, a arte de Rembrandt evoluiu de algumas cores brilhantes primeiros e grandes gestos para o aumento da afirmação do chiaroscuro. O uso sábio feitos pelo artista desta nota, tão típico do barroco é o que dá o seu trabalho a força e personalidade inegável. Já nos primeiros tempos, por volta de 1630, chiaroscuro se torna o mais poderoso meio de expressão do pintor, como evidenciado por obras como Sansão traído por Dalila e A Apresentação de Jesus no templo .
Em 1630, após a morte de seu pai, mudou-se para Amsterdã, onde se associou com o marchand Hendrick van Uylenburgh, cuja filha, Saskia, casado. Em seguida, começou para ele um período de prosperidade econômica e vida mundana, que foi interrompida de repente, em 1642, o ano da morte de sua esposa. Os reveses econômicos seguidos, até que em 1656 ele foi forçado a leiloar seus pertences (casa, coleções de arte, etc.). O consolo veio das mãos de Hendrickje Stoffels, que entrou em seu serviço para cuidar de seu filho Tito, e com quem teve um relacionamento, sem realmente se casar com ela para manter a herança de Saskia.
As duas fases, prósperos e adversos, da vida de Rembrandt van Rijn são refletidas em suas obras, especialmente nas auto-retratos, um gênero que o artista cultivou em toda a sua carreira, enquanto o ex-são alegres, brilhantes e tanto de superfície, os últimos anos têm um sombrio, sereno, e refletem uma profundidade muito maior. Entre os muitos gêneros que cultivou, o religioso eo retrato foram os dois que mais brilhou o talento do mestre barroco.
Autorretato (1659, detalhe)
e curadores Drapers Aliança (1662)
A Rembrandt é lembrado, na verdade, especialmente para seus grupos retrato magistral, para além das convenções para o uso. O domínio de composição, a perfeita caracterização, o estudo detalhado dos movimentos, a nitidez dos rostos, fazer as suas três grandes criações do gênero ( A Lição de Anatomia do Dr. Tulp , The Night Watch e Os curadores da guilda drapers ' ) algumas obras cheia de vida e gênio.
Nas criações dos últimos anos ( O homem do capacete de ouro , Jacob abençoa os filhos de Joseph e A Noiva Judia ), pintor todas as suas conquistas sobe para o nível de maturidade alcançado estilo baseado de anos e esforço , e mostra um domínio absoluto das técnicas e efeitos.
Rembrandt também era um grande artista e grande gravador, que deixou cerca de 1.500 desenhos e cerca de 400 gravuras. Ambos os desenhos e as gravuras são obras totalmente barroca, dominada pela ação, drama e realismo derivado da observação do mundo ao redor muito característico da arte da Flandres e da Holanda. Em todos lembram pinturas do artista, dos quais diferem nos desenhos mais importantes e estampas que têm a linha do chiaroscuro.biografiasyvidas.com
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