segunda-feira, 10 de junho de 2013
Maurice Sendak
Mais conhecido por seus livros infantis, Onde Vivem os Monstros e NA COZINHA NOITE, Maurice Sendak, passou os últimos 50 anos trazendo à vida um mundo de fantasia e imaginação. Sua visão única é amado em todo o mundo por jovens e velhos. Além de seu trabalho premiado como um escritor e ilustrador de livros infantis, Sendak produziu duas óperas e balés para televisão e no palco.
Nascido em Brooklyn, New York, de pais imigrantes judeus polacos, Sendak era uma criança frágil e doente. Gastando muito de sua jovem vida dentro de casa, ele se virou para livros em uma idade precoce. Sua visão do mundo exterior foi muitas vezes limitada à família que veio visitá-lo eo pouco que ele podia ver de sua janela. Foi nessa época que ele começou a desenhar e para permitir que sua imaginação correr livre. Aos doze anos, ele foi com sua família para ver de Walt Disney FANTASIA. Este mundo animado, construído totalmente de personagens inventados e fantasia, teve uma grande influência sobre ele.
Ao longo do ensino médio, Sendak continuou a desenhar, e depois de se formar, publicou um punhado de ilustrações nos livros didáticos ATOMICS para os milhões. Em 1948, ele começou a trabalhar para a FAO Schwartz como vitrinista e continuou lá por quatro anos, tendo aulas à noite no New York Art Students League. Depois de encontrar trabalho ilustrando Marcel Ayme é a FARM maravilhoso e Ruth Krauss um buraco é cavar, Sendak deixou FAO Schwartz para tornar-se a tempo inteiro, ilustrador do livro de freelance filhos.
Ao longo da década de 1950, Sendak trabalhou regularmente, produzindo cerca de cinquenta livros infantis ilustrados. Ele viu na ilustração livro a oportunidade de expandir o mundo imaginário do leitor. Enquanto muitos ilustradores tinham-se concentrado na clarificação das imagens no texto, Sendak acreditava que uma ilustração deve adicionar ao mistério da obra. Seus personagens grotescos estranhamente parecia estranhamente convidativa em suas imperfeições. Ao contrário de grande parte dos desenhos animados da Disney e da ilustração que se lhe seguiu, imaginação artística de Sendak trouxe uma atenção consciente de sua origem e seu criador.
No início da década de 1960, Sendak já ganhou um seguinte como um dos ilustradores mais expressivos e interessantes no negócio. Em 1963, seu livro, Where the Wild Things SÃO, lhe trouxe reconhecimento internacional e um lugar entre os grandes ilustradores do mundo. Para este projeto, Sendak trabalhou tanto como o ilustrador e escritor. É a história de um jovem rapaz chamado Max, que é enviado para o seu quarto apenas para descobrir que sua imaginação criou um mundo novo lá, povoada por geografias selvagens e monstros de todos os tipos. Inicialmente, a sua representação gráfica das coisas selvagens toothy pais preocupados, mas em pouco tempo ele era um dos favoritos entre as crianças em todos os lugares, tendo sido traduzido para quinze idiomas e vendendo mais de dois milhões de cópias.
Nos anos seguintes, Sendak criou dezenas de livros infantis mais populares, incluindo um de seus mais conhecidos na cozinha NOITE (1970). No final de 1970, Sendak voltou sua atenção para outras formas. Enquanto continua a escrever e ilustrar, Sendak começou a produzir e projetar performances. Incorporando grande parte do mesmo projeto imaginativo que tinha feito seus livros tão populares, Sendak colocar uma série de óperas, como "A Flauta Mágica" de Mozart e "Amor das Três Laranjas", de Prokofiev. Em 1979, ele virou o livro, onde as coisas selvagens estão em uma ópera popular, e quatro anos mais tarde projetou uma produção vencedora de ballet de Tchaikovsky "O Quebra-Nozes".
Ao longo dos últimos 50 anos, Maurice Sendak tem sido uma das vozes mais consistentemente criativos e desafiadores na literatura infantil. Seus livros e produções estão entre as obras imaginativas mais amadas do seu tempo. Tal como os irmãos Grimm antes dele, Sendak criou um corpo de trabalho ao mesmo tempo divertido e educativo, que continuará a ser popular por gerações. pbs.org
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário