quarta-feira, 11 de abril de 2012
Star Trek
A Série.
Criado por Gene Roddenberry, o futuro fictício de Jornada nas Estrelas engloba quatro séries para TV, oito filmes para cinema e centenas de livros, embora as histórias escritas para livros não sejam consideradas parte "oficial" da série. A série original, lançada em 1966, é um sucesso televisivo inquestionável, um verdadeiro fenômeno da cultura americana que conquistou mercados no mundo todo e criou os chamados trekkers, pessoas que amam a série e colecionam ou sabem tudo a respeito de Jornada nas Estrelas.
Mas o sucesso de Jornada nas Estrelas não foi uma coisa imediata. Na verdade, o seriado jamais atingiu uma audiência que agradasse a emissora e, por causa disso, esteve diversas vezes ameaçado de cancelamento. Nesse momento, a ação dos primeiros trekkers foi de fundamental importância. Uma grande fã da série na época, Bjo Trimble (agora conhecida como "mãe do movimento trekker"), entrou em contato com autores de ficção científica e outros admiradores e juntos iniciaram a chamada campanha de "um milhão de cartas para salvar Star Trek".
A NBC teve de ceder à pressão de uma camada da audiência que não se traduzia em números significativos e sim em qualidade, mas ao mesmo tempo boicotou a série, reduzindo as verbas de produção, o que comprometeu a qualidade dos episódios, e a reprogramou para um horário ingrato, que decretou de vez seu fim. Só que isso, ao invés de relegar a série ao esquecimento, fez com que ela entrasse para a história.
As constantes reprises do seriado, a ida do homem à Lua e o advento da Era Espacial, que despertaram o interesse dos americanos pelo tema, fizeram com que Jornada nas Estrelas cada vez mais fosse descoberta como a precursora de uma filosofia. Ao longo dos anos 70, convenções reunindo milhares de fãs multiplicaram-se pelo país, os primeiros livros amadores começaram a ser publicados e a primeira vitória do movimento de reivindicação dos fãs veio sob a forma de desenhos animados baseados na série.
Fonte:InfanTV
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário